Espumante Brut – Tudo o que você precisa saber

O espumante brut é considerado uma bebida versátil, uma vez que harmoniza com diferentes tipos de pratos. Por isso, cai bem nas mais variadas situações e agrada os mais diversos paladares. Se você quer saber tudo sobre este tipo de espumante continue lendo este artigo.

Garrafa Espumante Brut Vita Eterna

Nos tópicos a seguir, confira dicas e informações sobre essa bebida. 


Características do Espumante Brut

O espumante brut é seco, sendo que para receber esse título deve conter um valor inferior a 12 gramas por litro de açúcar residual. Também existe uma subdivisão dentro desse estilo, o extra-brut e o nature. 

O primeiro é utilizado quando o açúcar residual não é maior do que seis gramas por litro. Já no nature, o açúcar deve ser inferior a três gramas por litro, sendo que possui outros nomes para identificá-lo, como pas dosé ou dosage zéro. 

Além disso, o teor alcóolico dos espumantes brut precisa ser de, pelo menos, 10%, podendo atingir até 13% de graduação alcoólica.

A classificação Brut faz parte do ranking dos espumantes com relação ao seu nível de açúcar, como comentamos acima. Esta ordem começa no Nature, Extra Brut e Brut, vai para o Demi-Sec e termina no Moscatel. Assim, temos como diferenciar os vinhos espumantes do mais seco até o mais doce.

Como a percepção de secura dos espumantes está estreitamente relacionada a sua acidez, o brut oferece um maior nível de acidez ao paladar. Assim, é normal o brut causar a sensação de secura no paladar, principalmente, decorrente do seu teor de açúcar residual. 

Quanto à coloração dos espumantes brut, podem ser brancos ou rosés. Basicamente, a diferença entre eles, além da cor, está nos aromas, que se obtém a partir dos diferentes cortes para a sua elaboração.

Dicas para harmonizar com o Espumante Brut 

Como dito, o espumante brut é bastante versátil na hora de harmonizar. Além disso, vale a pena dizer que a harmonização acontece de duas maneiras distintas. Ou seja, tanto pelo contraste quanto pela semelhança.

Desse modo, essa bebida assenta bem como aperitivos e entradas frias, graças à acidez que possui. O espumante brut também combina com os pratos principais.

Exemplos são os risotos e também partos com frutos do mar, peixes ou até outras carnes brancas. Percebe-se que o espumante brut é, portanto, um bom companheiro para vários momentos. 

Como é produzido o Espumante Brut 

São diferentes as uvas que podem ser usadas na produção dos espumantes brut, sendo que as uvas Pinot Noir e Chardonnay estão entre as mais usualmente aplicadas no processo. 

No entanto, é possível encontrar bebidas com outras variedades, como Glera (Prosseco), Riesling, Sauvignon Blanc, French Colombard e Trebbiano. Também é comum que os espumantes brut sejam produzidos a partir de cortes ou blends, misturando diferentes uvas.

Essa combinação é essencial para atingir determinada qualidade nos sabores e aromas. Quanto à produção em si, os espumantes podem ser elaborados através do método charmat ou do tradicional método champenoise.

Enquanto o método charmat submete a segunda fermentação da bebida em grandes tanques de inox, denominados de autoclaves, onde ocorre a formação de álcool e do gás carbônico, o champenoise realiza a segunda fermentação dentro da própria garrafa. 

Com isso, pode-se dizer que é uma técnica mais artesanal que o método charmat, sendo que esse último é o mais comum para a produção de espumantes brut em grande escala. E o champenoise é usualmente aplicado para a obtenção de espumantes de maior qualidade.

Agora, que tal conhecer deliciosos espumantes brut? Então, confira os produtos da vinícola Vita Eterna clicando aqui e confira o espumante brut produzido com as uvas Pinot Noir e Chardonnay, no método champenoise. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre na sua conta