História e características da uva Riesling Itálico

A uva Riesling Itálico é uma das variedades mais produzidas no interior do estado do Rio Grande do Sul, inclusive, na região de Pinto Bandeira, cidade da serra gaúcha. 

Dessa maneira, é uma das uvas que entrou na Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, por ser muito característica da região e da imigração italiana. Além disso, é utilizada tanto na elaboração de vinhos brancos quanto de espumantes finos.

Uva Riesling Itálico, desenho do cacho

Quer saber mais sobre a história e características da uva Riesling Itálico, bem como dicas de harmonização? Então, continue com a leitura deste artigo, pois tudo isso e muito mais você encontra nos tópicos a seguir.


História uva Riesling Itálico

Embora a uva Riesling Itálico seja conhecida dos brasileiros, o seu uso na produção nacional de vinhos finos é relativamente baixo. Por outro lado, possui grande presença na Croácia, sendo o país líder mundial no seu cultivo. Eslovênia, Áustria e Hungria também são grandes produtores.

Por mais que o seu nome dê a atender que se trata de uma uva de origem italiana, a verdade é que tem origem na Croácia. Lá, é comum que seja usada para a produção de vinhos comuns tanto quanto finos, embora naquele país e em outros da região a tendência esteja mudando, focando em produtos de maior qualidade.

Ou seja, por meio de novas técnicas, estão obtendo vinhos de qualidade com essa uva. O mesmo pode ser dito dos produtores da uva Riesling Itálico no Brasil, inclusive, na serra gaúcha, na cidade de Pinto Bandeira.

Embora em menor quantidade do que nos países citados, a Itália também produz essa uva, sendo que por meio da imigração italiana ela chegou até o país. Assim, se tornou uma das mais importantes variedades para os produtores do sul brasileiro.

 Características da uva Riesling

O Riesling Itálico se destaca por conta do seu aroma, que é bastante delicado e complexo, apresentando notas de frutas, como o pêssego, a maçã e a pera, bem como notas de flores brancas. Além disso, apresenta pouco açúcar, por isso, dá origem a bebidas cítricas.

Junto com a uva Chardonnay é considerada uma das variedades mais nobres para a produção de vinhos brancos e vinhos espumantes. 

Quando empregada em vinhos, a uva mostra leveza e uma acidez equilibrada, bem como teor alcoólico médio, em torno de 12%. Isso quer dizer que se trata de uma bebida moderadamente alcoólica. 

Por conta dos seus atributos, permanece pouco na boca, mas encanta devido a sua sutileza. Outras características importantes são o corpo médio com boa persistência, sendo que a coloração do vinho com essa uva é palha e com suaves reflexos esverdeados. 

Em espumantes, a sua acidez oferece frescor e leveza, o que agrada muito os apreciadores da bebida. Nos títulos produzidos no Brasil, é possível acrescentar ainda notas minerais. Já no nariz, é comum que apareçam as nuances de própolis e laranja. 

Vale dizer que a uva Riesling Itálico pode compor vinhos brancos varietais, ou seja, apenas contendo essa variedade, além de espumantes e vinhos de corte, isto é, que reúnem diferentes variedades de uvas.

Nas combinações, costuma ser a responsável pela maior acidez da bebida e pelo seu aroma discreto. Também é considera uma uva de fácil adaptação, dessa forma, é ideal para a produção de bebidas em larga escala.

Na hora de harmonizar a Riesling Itálico, é possível dizer que combina muito bem com diferentes aperitivos e pratos. Destaque para a harmonização com peixes mais encorpados de água doce.

Que tal experimentar deliciosos vinhos e espumantes da mais alta qualidade? Então, clique aqui e conheça os produtos da vinícola Vita Eterna, de Pinto Bandeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre na sua conta